Artigo: Desde a postura até á separação dos pais

Postura

As fêmeas colocam entre 3 a 5 ovos em cada postura, sendo o normal colocar 4. A fêmea coloca um ovo por dia e este é colocado de manhã bem cedo, por volta das 7h. Para garantir igualdade a todas as crias, e por conseguinte mais uma taxa de sucesso maior, é recomendável substituir os ovos verdadeiros por ovos de plástico à medida que a fêmea os coloca no ninho. Quando vir que a fêmea deixou de pôr (o último ovo é facilmente identificável pois é mais pequeno e de uma cor diferente dos restantes) deve efectuar novamente uma substituição: desta vez retira os ovos de plástico e coloca os verdadeiros. Assim a fêmea começa a chocar todos os ovos ao mesmo tempo o que evita que as crias nasçam com dias de diferença o que era prejudicial à última cria pois os irmãos já seriam maiores e esta dificilmente comeria.


Incubação

A incubação nos canário demora normalmente 13 dias, podendo chegar aos 15. Durante este período a fêmea aumenta a sua temperatura corporal, esta febre dura 18 a 20 dias. A fêmea quase não sai do ninho, nem para comer pois o macho encarrega-se de a alimentar no ninho. Ao 7º dia de incubação deve-se verificar se os ovos estão “cheios” ou seja, férteis. Para isso pega-se cuidadosamente no ovo e coloca-se diante de uma luz (candeeiro por exemplo). Para evitar mexer nos ovos para não os partir, pode adquirir uma lanterna pequena, do tamanho de uma caneta e com os ovos no ninho basta apontar e facilmente vê o interior dos ovos. Se não conseguir ver através do ovo é porque este está galado, conseguindo-se ver algumas veias do embrião. No dia seguinte a parte escura que se observa no ovo já estará maior. Se por outro lado conseguir ver a luz é porque o ovo não está galado. É aconselhável fazer este procedimento até ao 9º dia, depois o embrião já se encontra em fase adiantada (faltam menos de 3 dias para nascer).


Nascimento

Depois de 13 dias (ou 15) dá-se a eclosão, nascem as crias. A mãe pode comer a casca do ovo para limpar o ninho e para repor o cálcio gasto para “fabricar” esse mesmo ovo. Os recém-nascidos não precisam de ser alimentados pelos pais nas primeiras horas de vida pois enquanto estavam dentro do ovo comeram o saco vitelino.


Crescimento

Se verificar que os pais não estão a alimentar convenientemente as crias deve dar-lhes papa à “palitada”. O crescimento das crias é muito rápido, ao fim de 20 dias têm quase o tamanho dos pais mas apresentam a cauda ainda curta.Os olhos permanecem fechados até ao 5º/6º dia de vida. Ao 7º dia anilham-se as crias. É recomendável cortar um bocado de penso e colar à volta da anilha. Desta forma a anilha fica mais camuflada e há menos probabilidade da mãe tentar tirar a anilha das crias e atira-las fora do ninho.Entre o 18º e o 20º dia as crias saem do ninho. A partir do 24º dia é recomendável separar os pais das crias através do separador uma vez que os pais começam a pensar noutra postura. Estando com o separador os pais continuam a alimentar os filhotes e evita-se que sejam arrancadas as penas para construir um novo ninho. Deve-se fornecer material para a construção de um novo ninho. A partir do 30º dia as crias já se alimentam sozinhas, no entanto só se devem afastar dos pais ao fim de mais alguns dias para garantir que realmente estão a comer sozinhos. Nesta altura deve haver sempre comida mole à disposição (papa, sêmola de trigo, maçã…).


Separação dos pais

Como foi dito, em regra geral as criam começam a comer sozinhas ao fim de 30 dias de vida. Podemos ver se nos comedouros há cascas de sementes, sinal de que estão a comer por si próprios. Ao separar as crias dos pais é recomendável coloca-las numa gaiola um pouco maior e onde a idade das aves seja sensivelmente a mesma (mais ou menos 15 dias de diferença). Se se colocam directamente na voadora elas vão ter dificuldade em evoluírem em condições pois é um espaço muito grande e elas ainda não voam, apenas saltam de poleiro para poleiro e, o pior de tudo é que há crias já mais desenvolvidas que não lhes vão dar tréguas, ora picam-nas ora não as deixam comer/beber. Por isso deve-se colocar numa gaiola intermédia para crescerem, amadurecerem e estarem mais aptas a defender-se.

Artigo: Ivo Leite
Fonte: Canários PFreixo

28 comentários:

  1. aeu tenho uma femea que coloca os ovos e ñ vai pro ninho choca só vai pro ninho colocar o ovo e sai

    ResponderExcluir
  2. quando tirar os ovos do ninho onde devo colocar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderá colocá-los em uma caixinha forrada com casca de alpiste, algodão, ou o mesmo material com o qual foi feito o ninho. Apenas procure manusear com delicadeza pois os ovos são frágeis.

      Excluir
  3. juntei meu casal de canarios tem uma semana quanto tempo deve levar para o primeiro ovo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm... adoraria saber quanto tempo demora pois sou novo nisso e,to na expctativa

      Excluir
    2. no minimo3 dias no maximo 8 dias se canaria não por separe-os e façam o namoro novamente deixando ums tres dias sem se verem

      Excluir
  4. Tenho um casal, ela ja estava deitando no ninho
    mas hoje quando eu fui olhar a gaiola
    encontrei sangue no chao e uma bolinha como se fosse um ovo em fase de formação fiquei assustado
    separei eles e gostaria de ajuda.


    Gabriel Alencar.
    gabrielalencar123@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,comigo aconteceu a mesma coisa,e femea nunca tinha colocado,e o primeiro caiu fora do ninho.
      Mais mesmo assim deixei eles juntos,e os outros ela pos no ninho.
      Acho que vc deve junta-los novamente.

      Excluir
    2. olá,Glaucia se o ovo ficou fora vc deve colocar ele no ninho novamente no ninho . Mas quase toda primeira choca ela joga fora.Pois vc deve dar bastante vitamina pra femea e separar ela do macho, porque o macho nao gosta que ela choca

      Excluir
  5. Gostaria de saber,quanto tempo os primeiros ovos podem ficar fora do ninho?
    E como saber se os embriões estão vivos ao colocalos de volta no ninho.

    ResponderExcluir
  6. OS MEUS FILHOTES JÁ TEM 13 DIAS E AINDA NÃO ABRIRAM OS OLHOS E NORMAL ISSO

    ResponderExcluir
  7. Amigo muito bom seu blog, muito esclarecedor para novos criadores.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber como se faz essa "papa" para alimentar os recém nascidos que os pais não alimentam!!! Obg

    ResponderExcluir
  9. Minha fêmea pôs 4 ovos, sendo que nenhum encontra-se galado. Como devo proceder para a retirada dos ovos sem que isso afete nela?

    ResponderExcluir
  10. Olá, preciso de ajuda! Minha canaria ja botou 10 ovos, foram 5 na primeira semana e depois de 4 dias mais 5. Como ela nãoo tem um macho estou tirando os ovos mas, ela nao sai do ninho, estou preocupada. Ela ja acabou com o calcio. Ela só tem 1 ano e 4 meses, é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. arruma um macho que esteje cantando alto e estourado pois ela ta loka de vontade de acasalar

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. oi amigo os meus filhotes tem hoje 19 dias ja estão voando na gaiola são filhotes de canario espanhol percebi que um deles esta sem pena na cabeça acho que o pai ta rancando vc me aconselha a separar eles pois a femea ja começou a botar nova mente mais ta uma briga pelo ninho tem hora que os filhotes estão em cima da femea no ninhodai é lotação vc imagina 5 filhotes em cima da femea kkkkkkk obrigado

    ResponderExcluir
  13. tenho mais ou menos um criando canarios to me divertindo muito , seu bloog é muito importante para novos criadores !!!!!!!!!!!!!!! ( DELL SOUZA )

    ResponderExcluir
  14. Estou tirando minha primeira cria e foi a primeira cria de minha canária branca com topete cinza, e o pai todo branco um pouco mais velho que por sinal muito bom reprodutor. Minha canária botou 4 ovos 1 em cada dia só que eu não substitui por ovos de plástico, assim nasceu 1° no dia 20, o 2° no dia 21 e o 3° e o 4° no dia 22 estão todos bem e quase do mesmo tamanho acho q não vai ter dificuldade de alimentar pq o macho e a fêmea alimentam eles juntos, trocando todos os dias ovo cozido, couve, maçã mistura de sementes e um potinho com farinhada e outro com aquela vitamina amarela e vitagold na agua agora esperar mais uns 20 dias e separar os filhotes.

    ResponderExcluir
  15. Estava com dois filhotes lindos de belgas grandes mas a mae amassou eles no ninho uma semana morreu um na outra o mesmo amassado no ninho devo tirar o ninho quando?

    ResponderExcluir
  16. Meus canarinhos filhotes estão com 21 dias e a canaria já começou a botar como devo proceder..obrigado

    ResponderExcluir
  17. boa tarde tenho uma canaria da terra, mais ela é muito arisca e ela estava chocando 5 ovos, ai reparei que ela não estava mais chocando e coloquei seus ovos numa encubadora, ja faz umas duas semanas e gostaria de saber o que faço? coloco o ovo no ninho e deixo na gaiola pra ver o que acontece? so que a casinha que ela tinha os ovos quebrou posso colocar o ninho no fundo da gaiola e tirar o macho? ou ja perdir toda a cria

    ResponderExcluir
  18. tenho um casal de azulão e a femea bota fora do ninho alguem tem pratica com isso

    ResponderExcluir
  19. minha canária colocou 3 ovos e depois apareceu morta no ninho depois de 9 dias, como faço para continuar chocando os ovos?

    ResponderExcluir
  20. Olá, tenho um csal de canários, e a femea botou um ovo na cor azul, é normal? E já tem mais de 10 dias, e não botou mais nenhum, e ela faz o ninho e o macho desfaz, queria saber como faço p resolver isso, esses comportamentos são normais?me ajudem,desde já agradeço.

    ResponderExcluir