Artigo: Criador de canários ou passarinheiro?

Diferença existe, é lógico que existe, e para confirmar eu dou como exemplo meu próprio caso, porque iniciei minha criação como passarinheiro. Desde os meus 8 anos de idade ou até menos, já andava com uma gaiola na mão. Naquela época, lá pelo ano de 1940, era muito comum e até posso dizer normal, que um menino tivesse em sua casa, um Coleirinho, Pintassilgo ou ainda outra ave qualquer, e foi assim que eu iniciei. O tempo passou e eu com mais idade, com 14 ou 15 anos, gostava muito de fazer caminhadas no mato, que ficava bem próximo de onde eu morava, tinha atração muito grande pelas aves que eu via no mato, elas eram multicores e seu canto me fazia muito bem, lembro-me que deitava sobre as folhas do mato, e ali ficava longo tempo admirando aquelas belas aves que pulavam sobre os galhos, alegres com seu canto maravilhoso e que me faziam navegar no tempo com a minha paixão.

Em seguida tive a felicidade de conhecer a ave mais famosa dos pagos do sul, o Cardeal, soberbo, elegante, com um topete vermelho na cabeça, o peito branco e as costas cinza, é realmente a ave mais linda que a nossa fauna nos presenteou, o seu canto é assobiado, parecido com o do sabiá laranjeira, porém com um número muito maior de notas musicais e muito mais bonito que o do sabiá. Por alguns anos eu mantive em gaiolas o Cardeal que é muito admirado pelas pessoas que não o conhecem e também é muito procurado por aqueles que o conhecem, por sua beleza e seu canto. E é por esse motivo, que acima mencionei que na verdade fui um passarinheiro, pois esse fenômeno de criação de pássaros é de fato uma paixão, e eu já nasci assim, lembro-me que minha mãe sempre contava às outras pessoas que desde criança ficava deslumbrado quando via um Pardal pousar no chão, próximo a mim.

Por isso que sempre digo, que com certeza nenhum outro “hobby” será tão saudável quanto esse de criar pássaros.

Passarinheiro por quê? É fácil, eu ainda não conhecia essa ave maravilhosa que é o Canário, de Cor de Porte, e por esse motivo antes de ser um criador de canários fui passarinheiro, criava as aves que fazem parte de nossa fauna, hoje existe um controle do Ibama sobre elas, que é muito justo e necessário.

Como iniciei a criação de canários? Aconteceu que uma pessoa amiga me presenteou com um casal de canários de cor verde da linha escura, muito parecido com os ancestrais. Desse casal tirei alguns filhotes, na verdade tive muitas dificuldades na criação destes filhotes, alguns até morreram, não sabia porque, pois não entendia nada dessa “arte de criar”.

Passado algum tempo, essa pessoa amiga que havia me presenteado, veio a minha casa e me ofereceu outro casal, dizendo que esse era melhor que o anterior e então comprei, no ano seguinte já com dois casais, achei que poderia criar melhor, na verdade os casais tiveram vários filhotes, quando vi os filhotes no ninho fiquei muito contente, mas depois que já estavam adultos eu tive um problema, DCR (Doença Crônica Respiratória), acabei perdendo quase todos, pois desconhecia os tratamentos que existiam, e isso tudo acontecia por falta de orientação, pois
ainda não estava filiado a nenhuma Associação de Ornitologia.

Hoje posso dizer que sou criador de canários há mais de 30 anos, pois iniciei em Porto Alegre/RS, depois Curitiba/PR, e atualmente estou na cidade de Mafra/SC, portanto já aprendi muito sobre criação de canários, mas sempre estou procurando me atualizar e assim poder passar aos meus companheiros criadores meus conhecimentos.

Aproveito a oportunidade de convidar aqueles que não pertencem a nenhuma Associação de Ornitologia, e que já há anos criam canários, e pensam que conhecem a “arte de criar” para que venham juntar-se ao nosso grupo de criadores, onde receberão todas as informações necessárias, pois lhes será mostrado o caminho a seguir, encontrarão pessoas amigas, colegas que irão às suas casas verificar pessoalmente o local certo onde poderão criar, dando-lhes assim os meios que estão realmente precisando.

Tenho vários conhecidos que criam canários, e em conversa, me disseram não precisarem de uma Associação de Ornitologia para criarem, que não vão gastar dinheiro com anuidade e a compra de anéis. São pessoas teimosas e de “cabeça dura”, eles misturam tudo, canários de cor com de porte, irmão com irmão, intenso com intenso, nevado com nevado, e todos sem anilha, para eles não interessa o ano em que o canário nasceu, enfim fazem tudo errado, e o pior é que eles acham que está certo, e depois disso tudo vendem os canários para aviários ou agropecuárias por qualquer valor. Portanto esse tipo de criador de canário, eu considero passarinheiro e jamais serão algum dia criadores.

Portanto procure uma Associação de Ornitologia, porque você estará assim fazendo uso de uma forma de Preservação da Natureza, e participando de um ciclo completo de vida: desde o acasalamento, postura, o choco, a eclosão dos filhotes, seu crescimento e até a separação dos pais, tudo isso dependendo de sua ajuda, do seu carinho, da sua observação e sensibilidade, com o apoio total e orientação dos companheiros que formam o grupo de sua Associação de Ornitologia, pois assim fazendo, você será na verdade com todos os méritos, um Criador de Canários.

Milton Silveira Nunes - Presidente da ARCO - Sócio KI 021
Brasil Ornitológico

6 comentários:

  1. meu amigo precisoda sua ajuda!minha canaria colocou 6 ovos,mas quando fui trocar o forro do fundo da gaiola reparei que só constava 3 ovos,o que fazer preciso do apoio de vcs .Obrigado.ASS:Emerson-rs-poa

    ResponderExcluir
  2. Qual medicamento devo usar para canario que parou de cantar por causa de giló gelado?
    Tenta soltar a voz mas não consegue
    Sds

    ResponderExcluir
  3. SOU LUIZ CHRISPIM CRIADOR DE CANARIO BELGA TENHO UM CANARIO BELGA FEMEA E ELA ESTAR COM CANCER O QUE DEVO FZER PARA CURAR PRECISO DE AJUDA DE VCES.PONTA GROSSA PR.

    ResponderExcluir
  4. oi sou felix com fazer uma chocadeira de madeira para canario belga

    ResponderExcluir
  5. oi mão comsicu baixar o cd de canto gratis

    ResponderExcluir
  6. OLÁ ESTOU ESCREVENDO PRA VOCÊS, ME AJUDAREM TENHO CANARIO BELGA (TOPETE) Q ESTA
    DOENTE (ELE ESTA SEM ANIMO PRA PULAR, ELE FICA TODO ARRUPIADO COM AS PENAS, E AS FEZES
    ESTÃO MEIO VERDES, ESTA CAINDO MUITA PENA, E NAUM CANTA. EU COMPREI O ANTIBIÓTICO
    (PIUSANA) MAS NÃO ADIANTOU EM NADA NAO DEU NENHUMA MELHORA, ENTÃO PESO A VOCÊS Q ME
    AJUDEM TENHO MEDO DE QUE ELE VENHA A MORRER. O QUE VOCÊS ME ACONSELHAM A FAZER E
    QUE REMÉDIO DEVO COMPRA PARA Q ELE VENHA A MELHORAR E Q DOENÇA E ESSA SE E
    CONTAGIOSA E PODE PASSAR PARA OUTROS CANÁRIOS.


    tenho presa em saber pois não sei como esta o estagio da doença.
    agradeço a vocês que me ajudarem

    ResponderExcluir