Algumas Dicas

Dicas ao criador principiante

1) Escolher e definir a linhagem que pretende criar.
2) Criar por amor e nunca objetivando lucros.
3) Se empenhar para o melhoramento da qualidade.
4) Fazer dos obstáculos ( problema respiratório, piolho, morte, entre outros ) uma fonte de experiência.
5) Cuidar rigorosamente da higiene e alimentação.
6) Acasalar na época certa os casais certos.

Obs.: Um criador que concilia todas essas coisas, a tendência é ter um bom desempenho na criação e cada vez mais aprender, ensinar, reproduzir e, quem sabe, até virar um campeão.

Outras dicas importantes

· Água - deve ser filtrada e trocada diariamente;

· Bebedouros - devem ser automáticos, para evitar o contato das fezes com a água e lava-los diariamente;

· Alimentos - não misturar no mesmo recipiente diversos alimentos, devem ser sempre frescos e as sementes servidas à vontade;

· Verduras - devem ser bem lavadas e servidas frescas, devemos utilizar: couve, espinafre, escarola, almeirão e chicória. NUNCA devemos utilizar alface que poderia ser fatal, provocando diarréia;

· Frutas - devemos utilizar: maçã, laranja, etc;

· Comedouros - devem ser lavados pelo menos uma vez por semana;

· Gaiolas - não expor às correntes de ar, devem ser colocadas em local de boa claridade;

· Higiene - mantenha a gaiola sempre limpa, para evitar o contato do pássaro com suas fezes, a maioria das pessoas utiliza o revestimento do fundo com papel ( jornal ) o que facilita a limpeza, nestes casos o fundo deve ser lavado semanalmente;

· Poleiros - devem ser limpos e desinfetado a cada 15 ou 20 dias, para evitar aparecimento de piolho;

· Banheiras - devem ser colocas pela manhã e retirada após o banho;

· Banho de Sol - Os pássaros devem ser submetidos a um banho de Sol diariamente pela manhã até às 10 horas. Caso não seja possível, deve ser submetido pelo menos 2 vezes por semana.

Fonte: http://www.aopc.org.br/basico_criacao.htm#dica

42 comentários:

  1. Boas Dicas
    meu canario quando limpo a gaiola começa a cantar...me falaram que quando limpamos trocamos comida os canarios sempre agradeçem...
    Vou seguir essas dicas e aumentar a vide de meu bichinho

    ResponderExcluir
  2. meus canarios bota mas nâo choca

    ResponderExcluir
  3. todo canari precisa de uma femea

    ResponderExcluir
  4. estou presisando saber com quantos meses posso colocar um canario macho para reproduçao 7 meses ou 1 ano de idade por favor me renpondem

    ResponderExcluir
  5. São boas dicas vou esperimentar em meus canarios algumas dessas pois a maioria eu ja sabia
    Obg!!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. existe areia própria pro canário ciscar ou posso por essa comum mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. areia comum, porém limpa, e deve ser trocada sempre que efetuar a limpeza da gaiola.

      Excluir
  8. obrigado amigo(a) por essa dica tenho meu passarinho a 1 semana ele tem 8 comidas e meus colegas mandaram das alface para ele agora ja sei q naum pode e vou repassa para eles obrigado !!!

    ResponderExcluir
  9. muito obrigado me ajudo muito eu tenho 10 anos isso me ajudo!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. meu carnario parou de cantar, ele ficar so comendo e fazendo uma soada o que eu faço. ele so canta a tarde é e so um 5 minutos e parar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque de manhã no youtube canto de canarios pra ele aprender

      Excluir
  11. um dos meus canarios foi mordito por pernilondo o que devo passar na perna desse canario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro retirar o canário do local e coloca em outro que não tenha pernilongo.Segundo usar produtos específicos para passar na perna alguma vendedor de loja pode te dar essa dica.Outra coisa.Cuidado para ele não se ferir dentro da gaiola porque pode causar sangramentos.Se o tratamento for bem feito a perna volta ao normal.Experiência própria com meu canário.

      Excluir
  12. edu... ele deve estar trocando de pena! por issu naum esta cantando... ;)

    ResponderExcluir
  13. ola,gostariade saber se posso deixar o meu celular dentro da gaiola do passarinho para eles aprenderem cantos
    obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter o risco de seu canario estragar seu telefone, n é apropriado colocar

      Excluir
  14. Tenho um Canario Macho comprei uma femea a mulher falo q e pra deixar em gaiola separada por 15 Dias e verdade que tem q deixar?

    ResponderExcluir
  15. amei essas dicas, obrigada tb vou seguir essas dicas .

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde!

    Ganhei um canário! não conheço nada sobre aves! ainda mais confinadas! mas já peguei amor ao bicho! e queria saber como faço por exemplo para higienizar a gaiola? ele não foge? rs... outra coisa percebi que ele não pode ficar na corrente de ar, por qual motivo? os banhos como sei se ele já tomou? e por fim ele canta bem , mas percebi que só quando ele esta sozinho, por exemplo quando eu vou colocar comida para ele, ele fica "arisco" e abre o bico e as vezes até as azas! isso é normal?

    ResponderExcluir
  17. Tem que acertar na compra da gaiola.Comprei uma de madeira tipo "voadeira" e me arrependi...Gostaria de mais " dicas",mas pelo que tenho visto na net o segredo é a alimentação e a higienização.

    ResponderExcluir
  18. quero comprar gaiolas para criação de canários.

    cont.
    e-mail - danielzinho194@hotmail.com
    cel. vivo- 84 81073609
    claro-84 94006197
    Daniel Freitas
    agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ve la na Scalare Pet Shop foi la que eu comprei meu canario e minha gaiola

      Excluir
  19. Poxa Quer uma dica eu vou comprar um canario macho e uma femea eu tenhu um canario que eu tenhu a 5 anos canta abessa meu canario estraga os dos outros passarinhos se quiser mas dicas de como acazalar add no msn l_s_zinho@hotmail.com Espero que add para saber nas Hehe

    ResponderExcluir
  20. Ganhei um canário Belga,mas ele só pia não canta...e não sabia como cuidar da higiene dele,dai entrei no site e vi que eles gostam de banho,coloquei agua para o banho,que fofura,ele se esponjava na aguá,muito lindo,obrigada pelo site,ajuda muito os marinheiros de primeira viagem :)

    ResponderExcluir
  21. peco ajuda pois tenho um canario belga e ele nao canta mais meu msn é pablo.verme@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. meu canario cantava muito e agora canta muito pouco, porque

    ResponderExcluir
  23. Meu canário deu uma bolha embaixo de uma das patas como cuidar e o que usar?

    ResponderExcluir
  24. mel canário belga está de muda de pena e ele esta meio rocu com as penas da cabesa agitadas oque eu fasso euto axando que ele está doente

    ResponderExcluir
  25. essas misturas que compramos nem todas o meu canário come. Quais as sementes que eles preferem para eu comprá-las separadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele come varios tipos de sementes tipo alpista,paiço do verde,vermelho,preto,amarelo, e come a ração especifica dele tambem!!

      Excluir
  26. Por que quando eu boto frutas na gaiola ele nao come ele fica desconfiado me ajude por favor vlw

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. OI Amigos vir algumas dicas vou segui-las algumas que não sabia gostei muitos de algumas só queria um coisa que meu canário fui compra-lo ele estava catando ab-ersa só que quando troce pra casa ele parou de cantar estar começando cantar novamente ele não estar soltando o canto todo isso e normal por causa da troca de ambiente e gaiola ou ele ariou algum criador ai me passa seu Facebook ou Skype para passar alguma enformação obrigado!!

    ResponderExcluir
  29. É necessariamente o obrigatorio limpar a gaiola por dentro mesmo com ele dentro?? E eu vou viajar pra SP não tenho pessoa pra quem cuidar dele, levo ele pra SP comigo?

    ResponderExcluir
  30. Tenho 2 perguntas

    1) Uma canaria branca e um canario cenoura podem acasalar ?

    2)Posso colocar um cd para minha canária ouvir pra ver se ela pede gala ?

    ResponderExcluir
  31. eu gostaria de saber se tem algum comedouro especifico para canario pois o meu canario estraga muito??? me ajudem pfv

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde gostaria de saber porque quando o canário belga fica na muda o que agente pode dar para ele.. Muito Obrigado

    ResponderExcluir